ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADULTOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Ana Carla Vieira Ottoni Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) https://orcid.org/0000-0003-1112-3930
  • Ana Cláudia Bortolozzi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Maria Teresa Vilaça Universidade do Minho https://orcid.org/0000-0002-5021-2613
  • Andreza Marques de Castro Leão Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v32i1.966

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Sexualidade, Educação Sexual

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurobiológica centrada em duas características: comportamentos, interesses ou movimentos restritos e repetitivos; e déficits na comunicação social. A literatura da área demonstra que, em todos os espectros, observa-se privação de direitos sexuais básicos, como acesso à privacidade, à informação científica e à educação sexual adequada, gerando sofrimentos e vulnerabilidade acentuada com relação a violências. Objetivo: o objetivo do trabalho foi descrever possíveis estratégias para promoção de educação sexual de adultos autistas, a partir das dificuldades documentadas pelo próprio público-alvo. Método: sendo um estudo documental, propôs-se análise do livro Autism-Asperger’s & Sexuality: puberty and beyond, escrito pelo notável militante autista Jerry Newport, em coautoria com sua esposa, Mary. Foram destacados, da obra, trechos com demandas relacionadas à sexualidade, e a partir da literatura de educação sexual emancipatória, construída uma lista de possíveis estratégias para programas voltados a adultos autistas. Resultados: considerando as características do TEA, optou-se por ações com características visuais, claras, cujas linguagens fossem diretas e pouco metafóricas, focadas em repertórios diversos, e baseadas na constante reavaliação de necessidades, bem como no cuidado com a imposição da norma neurotípica hegemônica. Conclusões: concluiu-se que, embora os trabalhos teóricos e críticos sobre o assunto sejam crescentes, persiste a necessidade de avançar em termos práticos, e o presente artigo pode ter contribuído, com ideias iniciais neste sentido. Sugere-se que pesquisas futuras apliquem e documentem programas e ações de educação sexual para pessoas autistas, expandam as análises a outros espectros e faixas etárias variadas.

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Biografia do Autor

Ana Carla Vieira Ottoni, Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO)

Psicóloga, mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP/Bauru), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Educação e Cultura (GEPESEC). E-mail: anavieiraottoni@gmail.com

Ana Cláudia Bortolozzi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Psicóloga, mestre em Educação Especial e Doutora em Educação. Livre docente em Educação Sexual, Inclusão e Desenvolvimento Humano. Docente junto ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Bauru). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Educação e Cultura (GEPESEC) e Laboratório de Ensino e Pesquisa em Sexualidade Humana (LASEX). E-mail: claudia.bortolozzi@unesp.br

Maria Teresa Vilaça, Universidade do Minho

Bióloga. Mestre em Ciências. Doutora em Educação. Docente no Departamento de Estudos Integrados em Literacia, Didática e Supervisão, Instituto de Educação. Universidade do Minho (UMinho), campus de Braga, Portugal.  Email: tvilaca@ie.uminho.pt  

Andreza Marques de Castro Leão, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Pedagoga e Fonoaudióloga, mestre em Educação Especial e Doutora em Educação Escolar. Docente do Departamento de Psicologia da Educação e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, FCLAr). E-mail: andreza.leao@unesp.br

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

Vieira Ottoni, A. C., Bortolozzi, A. C. ., Vilaça, M. T., & Marques de Castro Leão, A. (2021). ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADULTOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 32(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v32i1.966

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão