A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA QUALIDADE DA VIDA SEXUAL/AFETIVA FEMININA

Autores

  • Pedro Renan Barbosa Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-8403-6777
  • Carolyne Barbosa Peniche
  • Cibele Nazaré Câmara Rodrigues
  • Euzébio de Oliveira
  • Roseane do Socorro da Silva Matos Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v32i2.974

Palavras-chave:

Disfunção Sexual, Fisioterapia, Sexualidade

Resumo

A disfunção sexual feminina abrange condições caracterizadas por alterações na resposta sexual típica em um ou mais das seguintes área do ciclo da resposta sexual: desejo, excitação, orgasmo ou dor. A Fisioterapia direcionada ao assoalho pélvico da mulher pode fortalecer a musculatura e proporcionar melhor consciência do próprio corpo, dando-lhe assim, condições de uma vida sexual satisfatória. O objetivo deste estudo é descrever a percepção de mulheres sobre a qualidade da função sexual/afetiva após o tratamento de fisioterapia pélvica para a disfunção sexual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas semiestruturadas com mulheres que realizaram tratamento fisioterapêutico para disfunção sexual. O tratamento e a análise de dados foram baseadas na técnica de Análise de Conteúdo. As entrevistadas avaliam positivamente a terapia a qual foram submetidas, com destaque à humanização das fisioterapeutas que a atenderam, além da melhora física de suas disfunções, com impacto em seus relacionamentos sexuais e afetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolyne Barbosa Peniche

Fisioterapeuta. Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belém, Pará.

Cibele Nazaré Câmara Rodrigues

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento Humano pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belém, Pará. E-mail: 

Euzébio de Oliveira

Doutor em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará. 

Roseane do Socorro da Silva Matos Fernandes

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belém, Pará. 

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Barbosa, P. R., Peniche, C. B., Rodrigues, C. N. C., Oliveira, E. de, & Fernandes, R. do S. da S. M. (2021). A FISIOTERAPIA PÉLVICA NA QUALIDADE DA VIDA SEXUAL/AFETIVA FEMININA. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 32(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v32i2.974

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa