VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

DIFICULDADE EM ROMPER O VÍNCULO AFETIVO EM UMA RELAÇÃO CONJUGAL VIOLENTA

Autores

  • Yeda Portela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v32i2.987

Palavras-chave:

Violência Psicológica; Relação conjugal; Mulher

Resumo

A violência psicológica é um dos tipos de violência sofrido pela mulher com maior frequência no quadro da violência doméstica e tem sido negligenciada nos estudos científicos por esta culminar, em muitos casos, em agressão física. Entretanto, todos os casos de agressão física na relação conjugal tiveram uma ambiência na qual a violência psicológica estava instalada. Assim, o presente artigo pretende colocar em discussão as razões que levam uma mulher que se encontra em um relacionamento ofensivo a ter dificuldade de romper o vínculo afetivo. Para compreender o fenômeno específico, o estudo fará uso o método descritivo a partir de uma revisão de literatura narrativa, utilizando como fontes de dados artigos científicos eletrônicos, livros, revistas e jornais que abordem o tema. Compreender o fenômeno da violência psicológica na relação conjugal e a complexidade do processo de rompimento desta relação torna-se fundamentais para a evitação de sua progressão para outras violências, inclusive a física; além de auxiliar os profissionais de saúde, de segurança e do judiciário, principalmente, a mudarem o olhar, por vezes, investido de preconceitos que estimulam os comportamentos discriminatórios contra mulheres vítimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yeda Portela, Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Educação, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Portela, Y. (2021). VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: DIFICULDADE EM ROMPER O VÍNCULO AFETIVO EM UMA RELAÇÃO CONJUGAL VIOLENTA. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 32(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v32i2.987

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão