A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA SEXUALIDADE NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA ATUAL SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO RIO DE JANEIRO/BRASIL

Autores

  • Yeda Maria Aguiar Portela

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v24i2.183

Palavras-chave:

formação de professor, sexualidade, educação sexual

Resumo

O presente artigo objetiva colocar em discussão a dinâmica que envolve a definição do conhecimento a ser transmitido aos alunos nas instituições educacionais, em especial, as de nível superior, através da Teoria do Currículo; e a busca de caminhos, com a participação de temas, como a Sexualidade, que promovam a construção de uma educação transformadora do indivíduo e da sociedade como um todo. Para tanto, a autora menciona projetos por ela desenvolvidos no sistema educacional com o questionamento e a inclusão da disciplina Sexualidade, ao discutir a formação do professor no curso de graduação em Pedagogia e a Educação Sexual nas escolas. Foi percebido que se torna necessário rever os currículos das instituições educacionais para coaduná-los a uma proposta de educação emancipadora, considerando a inclusão da disciplina Sexualidade e, assim, colaborando decisivamente para o processo de uma educação integral do indivíduo na busca da construção da cidadania, pautada em princípios verdadeiramente
democráticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Maria Aguiar Portela, Y. . (2013). A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA SEXUALIDADE NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA ATUAL SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO RIO DE JANEIRO/BRASIL. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 24(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v24i2.183

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa