MASCULINIDADES E SAÚDE DO HOMEM

A CONSTRUÇÃO DE VULNERA(HA)BILIDADES

Autores

  • Geórgia Sibele Nogueira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i2.395

Palavras-chave:

Masculinidades, ulnera(ha)bilidades, saúde

Resumo

Como se constrói um homem? Quais os caminhos que esta pergunta pode apontar em relação ao adoecimento? São indagações que motivaram este artigo, resultado do diálogo com os dados da pesquisa qualitativa: "A Construção do adolescer masculino e o uso do preservativo". Os sujeitos da pesquisa foram 15 adolescentes do sexo masculino, na faixa etária entre 16 anos e 24 anos, residentes em Natal - RN, escolhidos em situação de contraste socioeconómico e cultural, e grau de escolaridade. Como estratégias metodológicas, utilizamos entrevistas com roteiro temático, e oficinas, com técnicas projetivas. O tratamento analítico amparou-se na Interpretação Hermenêutica. Defendemos que a construção do adolescer masculino é permeado por um processo que nomeamos aqui de "vulnera(ha)bilidades", em que os garotos em nome da preservação dos estereótipos masculinos tornam-se vulneráveis ao adoecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geórgia Sibele Nogueira da Silva

Psicóloga. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Professora Adjunta. Doutora em Medicina Preventiva- FMUSP.

Downloads

Publicado

2007-12-16

Como Citar

Sibele Nogueira da Silva, G. (2007). MASCULINIDADES E SAÚDE DO HOMEM: A CONSTRUÇÃO DE VULNERA(HA)BILIDADES. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 18(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i2.395

Edição

Seção

TEMA: GÊNERO E SEXUALIDADE