PINTANDO O SETE(XO) NAS PAREDES DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v35.1131Palavras-chave:
Grafismo, Gênero, Sexualidade, Cultura EscolarResumo
Quando adentramos num Programa de Pós-graduação nos conectamos por meio da investigação, e aprendemos a ver com outros olhos o cotidiano escolar. Um simples desenho nas paredes das escolas nos convida a um viés interpretativo a partir das teorias estudadas. Assim, frases, palavras e desenhos ligados às questões de gênero e sexualidade, presentes nas escolas, precisam ser problematizados, a fim de compreender os fenômenos envolvidos. A construção desse artigo tem como objeto grafismos com teor sexual, encontrados em uma escola estadual. O objetivo é analisar esses grafismos compreendendo sua relação com aspectos da cultura escolar, a partir dos estudos feministas. A análise das imagens e dos textos teve um caráter interpretativo e crítico, relacionando-os com os referenciais teóricos, concluindo, assim, que o gênero e a sexualidade afloram nas paredes escolares, como forma de expressão do vivido.
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