PINTANDO O SETE(XO) NAS PAREDES DA ESCOLA

Autores

  • Maria José Souza Pinho Universidade do Estado da Bahia
  • Marihen de Souza Nogueira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v35.1131

Palavras-chave:

Grafismo, Gênero, Sexualidade, Cultura Escolar

Resumo

Quando adentramos num Programa de Pós-graduação nos conectamos por meio da investigação, e aprendemos a ver com outros olhos o cotidiano escolar. Um simples desenho nas paredes das escolas nos convida a um viés interpretativo a partir das teorias estudadas. Assim, frases, palavras e desenhos ligados às questões de gênero e sexualidade, presentes nas escolas, precisam ser problematizados, a fim de compreender os fenômenos envolvidos. A construção desse artigo tem como objeto grafismos com teor sexual, encontrados em uma escola estadual. O objetivo é analisar esses grafismos compreendendo sua relação com aspectos da cultura escolar, a partir dos estudos feministas. A análise das imagens e dos textos teve um caráter interpretativo e crítico, relacionando-os com os referenciais teóricos, concluindo, assim, que o gênero e a sexualidade afloram nas paredes escolares, como forma de expressão do vivido.

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Biografia do Autor

Maria José Souza Pinho, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação (UFBA). Especialista em Docência do Ensino Superior (UCAM). Licenciada em Ciências Biológicas (UCSal). Professora Adjunta (UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa GEEC- Grupo de Estudos em Educação Científica. 

Marihen de Souza Nogueira, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação e Diversidade  UNEB-Universidade do estado da Bahia, Jacobina-Bahia,Brasil. Especialista em Metodologia do Ensino de História (FAC). Graduada em História (UNEB). Professora da rede pública (SEC-BAHIA) Grupo de pesquisa: GEEC -Grupo de Estudos em Educação Científica. 

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Pinho, M. J. S., & Nogueira, M. de S. (2024). PINTANDO O SETE(XO) NAS PAREDES DA ESCOLA. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 35, 1131 . https://doi.org/10.35919/rbsh.v35.1131

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa

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