VOCÊ É LGBTQIA+ AMIGÁVEL OU COMPETENTE?

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA CULTURAL PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v33.1037

Palavras-chave:

LGBTQIA , Saúde, Educação, Gênero

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma argumentação teoricamente fundamentada sobre o impacto do desenvolvimento da competência cultural como uma competência profissional chave nas áreas da educação e saúde para o fortalecimento da equidade e da justiça social da população LGBTQIA+. Na análise dessas circunstâncias utilizam-se estudos de gênero, queer e o conceito de dispositivos da sexualidade de Foucault. A competência cultural permite compreender e criticar os mecanismos existentes do sistema sexo/gênero sobre conhecimentos, atitudes e práticas profissionais. Ressalta-se a escassez de dados oficiais sobre a diversidade de sexo/gênero da população brasileira, o que invisibiliza a população LGBTQIA+ e dificulta o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas de saúde e educação. Portanto, considerando os contextos de saúde e educação e os propósitos de melhorar as condições de vida para alcançar maior equidade e justiça social, bem como o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4), presentes na Agenda 2030 das Nações Unidas, é necessário o desenvolvimento de ações estratégicas formativas contínuas e da produção de dados oficiais sobre padrões de vida das populações, considerando a diversidade de sexo e gênero e o fortalecimento dos movimentos sociais LGBTQIA+.

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Biografia do Autor

Joao Alves Neto, Universidade do Minho

Doutor em Psicologia, Investigador associado, Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga, Portugal. Professor convidado da Faculdade do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, EDUSEX, Porto Alegre, Brasil.

Teresa Vilaça, Universidade do Minho

Doutora em Educação, Docente no Departamento de Estudos Integrados em Literacia, Didática e Supervisão e Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Braga, Portugal.     

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

Alves Neto, J., & Vilaça, T. (2022). VOCÊ É LGBTQIA+ AMIGÁVEL OU COMPETENTE? O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA CULTURAL PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 33, 1037. https://doi.org/10.35919/rbsh.v33.1037

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão