IDENTIFICAÇÃO POLÍTICA E SUA RELAÇÃO COM AS ATITUDES DIANTE DA EDUCAÇÃO SEXUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v33.1062

Palavras-chave:

Educação sexual, Identidade política, Sexualidade

Resumo

Temáticas que envolvem educação sexual sempre estiveram à margem do currículo escolar, principalmente por questões políticas e sociais e, decorrente disso, existem diversas consequências na forma como as pessoas se comportam. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo investigar como a identificação política pode afetar a atitude das pessoas perante a educação sexual. A amostra contou com 216 pessoas que responderam um questionário de dados sociodemográficos, atitudes em face da educação sexual e, por último, temáticas em educação sexual. Os resultados evidenciaram que quanto mais as pessoas apresentam uma identidade política à direita, mais negativa é a atitude diante da educação sexual. Além disso, pessoas que se consideram do gênero feminino são mais favoráveis à educação sexual quando comparadas às pessoas do gênero masculino. Apesar disso, de maneira geral, as pessoas apresentaram atitudes favoráveis à educação sexual, embora as temáticas de abstinência sexual, erotismo, sexo oral, sexo anal e sonhos eróticos tenham sido alvo de atitudes menos positivas. Conclui-se que um dos fatores que influenciam diretamente as atitudes perante a educação sexual é a forma como o sujeito se identifica politicamente, embora, de forma geral, as atitudes tenham sido positivas na amostra investigada.

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Biografia do Autor

Lorena Gonçalves Rodrigues, Centro Universitário de Brasília

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília, Psicologia, Brasília, Brasil.

Fernanda Dias Brandão, Centro Universitário de Brasília

Mestranda em Psicologia pelo Centro Universitário de Psicologia, Departamento de Psicologia, Brasília, Brasil.

João Gabriel Modesto, Centro Universitário de Brasília / Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Psicologia Social. Professor DES IV da Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias, Luziânia, Brasil. Professor Titular do Centro Universitário de Brasília, Programa de Mestrado em Psicologia, Brasília, Brasil.

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

Rodrigues, L. G., Brandão, F. D., & Modesto, J. G. (2022). IDENTIFICAÇÃO POLÍTICA E SUA RELAÇÃO COM AS ATITUDES DIANTE DA EDUCAÇÃO SEXUAL. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 33, 1062 . https://doi.org/10.35919/rbsh.v33.1062

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa