ENSINO-APRENDIZAGEM DA SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO MÉDICA EM DUAS UNIVERSIDADES DO OESTE CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v36.1231Palavras-chave:
Sexualidade, Educação sobre Sexualidade, Ensino, Escolas de Medicina, Estudantes de MedicinaResumo
A sexualidade é um dos temas de interesse de pessoas em tratamento, mas poucos estudos buscaram compreender como ocorre sua abordagem no ensino médico. O objetivo deste estudo foi verificar o ensino da sexualidade humana em dois cursos de graduação em medicina na perspectiva dos estudantes. Tratou-se de um estudo quantitativo e transversal, por meio da aplicação de questionário. A amostra foi constituída por estudantes do internato médico regularmente matriculados(as) em ambas as universidades. Ao todo, 107 estudantes participaram da pesquisa, sendo 80 da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e 27 da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Quase todos(as) os(as) participantes (91,59%) confirmaram que o tema sexualidade foi abordado em algum momento da sua formação acadêmica e, segundo a maioria (64,4%), o teor ocorreu na disciplina de Ginecologia. A maioria (85,98%) considerou que o tema sexualidade é importante para sua formação médica, porém apenas 16,8% se sentiam aptos para esse tipo de atendimento. Conclui-se que o tema sexualidade foi abordado durante a graduação médica, porém não o suficiente para que os(as) acadêmicos(as) se sintam aptos para o atendimento de pessoas em tratamento.
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Referências
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